terça-feira, 27 de novembro de 2007

Poluição da água (continuação)



Lançamento de esgoto

Os materiais orgânicos presentes no esgoto (excrementos etc.) nutrem as bactérias aeróbias decompositoras. Por serem aeróbias, consomem o oxigênio diluído na água, podendo matar por asfixia a fauna ali existente (principalmente os peixes). Juntamente com essas bactérias, podem existir ou não os agentes patogênicos: vermes , etc.), protozoários (giárdias e amebas, etc.), vírus (hepatite etc.) e bactérias (leptospirose, cólera, febre tifóide etc.).

Como as bactérias aeróbias continuam a se multiplicar, e se a poluição continua elevada, a certa altura elas próprias morrem asfixiadas por esgotamento do oxigênio dissolvido na água, sendo substituídas então por um novo tipo de bactéria: as bactérias anaeróbicas, que não necessitam de oxigênio, exalando do metabolismo substâncias de muito mau cheiro, como o gás sulfídrico, que possui um odor típico de ovos podres, insuportável em certos rios.

Solução

A solução que deve ser tomada a fim de evitar esses transtornos é tratar o esgoto produzido antes de lançá-lo nos rios ou mares, se estes não suportarem a carga poluidora, diminuindo assim a matéria orgânica, as substâncias tóxicas e os agentes patogênicos. Quando o corpo d'água absorve bem a matéria orgânica, pode-se fazer, sem maiores problemas, o lançamento dos esgotos através de emissários submarinos bem projetados e bem calculados como em Boston e em Santa Mónica (EUA).

Doenças transmitidas pelas águas poluídas

A água poluída pode causar diversos efeitos deletérios à saúde humana:

Poluição por esgotos: provocam doenças como febre tifóide, cólera, desinteria, meningite e hepatites A e B.
Água poluída por vetores (mosquitos): paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela
Água poluída por parasitas: verminoses
Doenças geradas pela escassez de água: lepra, tuberculose, tétano e difteria
Águas poluídas por rejeitos industriais: contaminação por metais pesados geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarréia sanguinolenta.

2 comentários:

Gata Verde disse...

Obrigada por tentares sensibilizar as pessoas que por aqui andam...é tão fácil não poluir!

Beijinhos e boa semana

Dragão Azul disse...

Enquanto não ouver uma rigurosa fiscalização ás empresas e obriga-las a fazerem nas proprias instalações uma mini central de tratamento de agua isto pouco ou nada muda, e não estou a falar so de Portugal.

Saudações Azuis e continuação de uma luta sem treguas á poluição.